Ele chegou, o nosso "Argus" chegou! Continuo num misto de incrédulo e felicidade, pois conheci bem a situação do último ano e meio deste livro em forma de navio que é o "Argus" e tive praticamente a certeza que o lugre acabaria desmantelado ou como recife de coral para turistas. Surgiu uma mínima esperança no dia em que saíu a notícia.. de que o "Manuela" iria renascer pela mão da Pascoal. Afinal, alguém "andava de olho" nos quase nenhuns bacalhoeiros que nos restavam da Grande Epopeia e desta vez era a valer, um lugre ia renascer, ao detalhe. Ainda assim o abandono do "Polynesia" parecia total e com o decorrer dos meses, leilão atrás de leilão... nada. Até que dias antes do leilão que parecia ser o derradeiro, recebo surpreendentes visitas no meu simples blogue, de portugueses em Aruba... que queriam ler sobre o "Argus". Nos dias que se seguiram, não tinha mais nada na cabeça a não ser "algo se anda a passar em Aruba. Será a Marinha? Mas não pode ser. Por sorte o Governo pegou no "Creoula", mas desde então há lá dinheiro ou interesse em pegar num navio e neste estado. Não pode ser. Será a Pascoal? Afinal salvaram o "Manuela" e embora o custo seja grande em recuperá-lo, o "Polynesia" está quase ao desbarato". Um par de semanas mais tarde um ex-turista no Polynesia escrevia que "uma entidade" portuguesa adquirira o navio, mas não disse qual. Nada nos jornais, nada nos blogues, nada de nada até finalmente o "Público" nos dar a notícia, não oficial. Foi a Pascoal! Desde aí... desde aí temos hoje esta sequência de fotos memoráveis e os olhos não me saem desta última, num típico céu de Abril.
Obrigado. Soa-me a pouco dizer só "obrigado" à Pascoal, a quem a dirige, a todos os que têm parte no regresso deste navio. Obrigado a oficiais e principalmente às centenas de pescadores que a bordo dele trabalharam. Sem eles Alan Villiers nunca mostraria ao mundo o que mostrou em 1951.
Quem me dera ter estado hoje na Gafanha... quem me dera.
Agora só para adoçar a boca aos mais gulosos, que querem sempre mais... Para quando uma visita ao Argus, à semelhança do Santa Maria Manuela ?! Fica aqui o desafio!
JURO QUE ME EMOCIONEI AO VER O ARGUS , TEM A VER COM AVEIRO SO É PENA TEREM QUE O AMARRAR AO BISPO EM ILHAVO POIS O PORTO É E SEMPRE FOI NA GAFANHA DA NAZARE ONDE FICAM AS INSTALAÇOES SO ACTUAL PROPRIETARIO "PASCOAL"
Parabéns à PASCOAL por ter levado a cabo tamanha odisseia,ao trazer de volta o símbolo da Faina Maior,que é a Odisseia em si mesma. Faço minhas as belas palavras acima escritas por António Fangueiro. Longa vida para o ARGUS e para aqueles que souberam e puderam chamá-lo a si,proporcionando aos amantes desta Faina o grande prazer de tê-lo de volta e a a quem auguro um futuro promissor. Bem gostaria de um dia poder vir a fazer uma,ainda que breve, viagem a bordo do ARGUS a exemplo daquela que fiz no ano passado a bordo do CREOULA. Desde já me ofereço para lavar o convés,pois os meus 60 e tal já não me permitem subir aos mastros para ferrar as velas!Parabéns e obrigado,mais uma vez.lfgo. luisfgouveia@apo.pt
Parabéns PASCOAL. À laia de brincadeira: falta o Gazela, para a trilogia ficar completa ;) Não se esqueçam de "fabricar" uma visita guiada ao ARGUS, ficamos todos à espera. Parabéns.
Contentíssimo pelo regresso do Argus e pelo que está a ser feito ao Santa Maria Manuela, envio os meus parabéns ao Dr.Aníbal Paião e a todos os que o ajudam neste grande empreendimento e quero salientar o acompanhamento que está a ser dado a este projecto pelos srs comandantes e meus queridos amigos Francisco Paião e António Marques da Silva. Para eles,um grande abraço.
Dois lugres bacalhoeiros regressaram a Portugal pela iniciativa nobre da prestigiada empresa Pascoal. Infelizmente já não será possível a vida do Gazela of Philadelphia (Gazela Primeiro) porque encontra-se bem mantido pela fundação criada para o efeito, Philadelphia Ship Preservation Guild, constituída em 1980, evidentemente o Armador da embarcação. Graças à empresa Pascoal 2 antigos bacalhoeiros foram salvos, fazendo jus da tradição marítima Portuguesa, que se encontra actualmente muito diluída. Parabéns à Pascoal por manterem estes 2 veleiros a navegar, autênticos museus vivos.
Parabéns à Pascoal e o meu protesto à comunicação social, nomeadamente às televisões que abrem telejornais com toda a porcaria, não havendo espaço para o enaltecimento e divulgação do património histórico de Portugal e dos portugueses.
Parece um sonho! Juntar o ARGUS ao CREOULA e ao SANTA MARIA MANUELA já não é um TRIO de sonho, é uma realidade, e também o desejo de qualquer português que se preze, mesmo que nunca tenha sido marinheiro ou embarcado nas campanhas da faina maior. F.Torres (o escrevinhador)
É bom saber que existem pessoas e empresas com iniciativas destas em Portugal ainda para mais em alturas de crise! Os meus parabéns a todas as pessoas que tornaram o sonho realidade e em especial à Pascoal que passa a ser uma referencia para mim.
On behalf of all in the Western Hemisphere who sailed on "The Poly', nee 'Argus', as passengers, sincere concratulations on your most worthwhile project of restoration. As there are thousands of us who love your beautiful ship, perhaps you could keep us posted on your progress at this site and in return, perhaps we could contribute funds to the project.
A job well done!!!! Saludos from your friends at Nautilus Shipping & Trading Co. N. V., Aruba.
ResponderEliminarBoas.
ResponderEliminarEle chegou, o nosso "Argus" chegou! Continuo num misto de incrédulo e felicidade, pois conheci bem a situação do último ano e meio deste livro em forma de navio que é o "Argus" e tive praticamente a certeza que o lugre acabaria desmantelado ou como recife de coral para turistas.
Surgiu uma mínima esperança no dia em que saíu a notícia.. de que o "Manuela" iria renascer pela mão da Pascoal. Afinal, alguém "andava de olho" nos quase nenhuns bacalhoeiros que nos restavam da Grande Epopeia e desta vez era a valer, um lugre ia renascer, ao detalhe.
Ainda assim o abandono do "Polynesia" parecia total e com o decorrer dos meses, leilão atrás de leilão... nada. Até que dias antes do leilão que parecia ser o derradeiro, recebo surpreendentes visitas no meu simples blogue, de portugueses em Aruba... que queriam ler sobre o "Argus".
Nos dias que se seguiram, não tinha mais nada na cabeça a não ser "algo se anda a passar em Aruba. Será a Marinha? Mas não pode ser. Por sorte o Governo pegou no "Creoula", mas desde então há lá dinheiro ou interesse em pegar num navio e neste estado. Não pode ser. Será a Pascoal? Afinal salvaram o "Manuela" e embora o custo seja grande em recuperá-lo, o "Polynesia" está quase ao desbarato".
Um par de semanas mais tarde um ex-turista no Polynesia escrevia que "uma entidade" portuguesa adquirira o navio, mas não disse qual. Nada nos jornais, nada nos blogues, nada de nada até finalmente o "Público" nos dar a notícia, não oficial. Foi a Pascoal!
Desde aí... desde aí temos hoje esta sequência de fotos memoráveis e os olhos não me saem desta última, num típico céu de Abril.
Obrigado. Soa-me a pouco dizer só "obrigado" à Pascoal, a quem a dirige, a todos os que têm parte no regresso deste navio. Obrigado a oficiais e principalmente às centenas de pescadores que a bordo dele trabalharam. Sem eles Alan Villiers nunca mostraria ao mundo o que mostrou em 1951.
Quem me dera ter estado hoje na Gafanha... quem me dera.
Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt
Agora só para adoçar a boca aos mais gulosos, que querem sempre mais... Para quando uma visita ao Argus, à semelhança do Santa Maria Manuela ?! Fica aqui o desafio!
ResponderEliminarAgora sim, está em casa.Obrigado, por tornarem isto possível.
ResponderEliminarJURO QUE ME EMOCIONEI AO VER O ARGUS , TEM A VER COM AVEIRO SO É PENA TEREM QUE O AMARRAR AO BISPO EM ILHAVO POIS O PORTO É E SEMPRE FOI NA GAFANHA DA NAZARE ONDE FICAM AS INSTALAÇOES SO ACTUAL PROPRIETARIO "PASCOAL"
ResponderEliminarA CIDADE DA GAFANHA DA NAZARE TEM NOVO ENCANTO PENA AS TELEVISOES SÓ DAREM COBERTURA A POLITICOS CORRUPTOS
ResponderEliminarPARABÉNS! a todos os envolvidos nessa autêntica Odisseia que é contrariar o declínio e o abandono da nossa herança marítima.
ResponderEliminarFaço votos de boas singraduras para o Argus.
Saúde.
OBRIGADA POR RESGATAREM O «NOSSO» ARGUS!!!!!
ResponderEliminarParabéns à PASCOAL por ter levado a cabo tamanha odisseia,ao trazer de volta o símbolo da Faina Maior,que é a Odisseia em si mesma. Faço minhas as belas palavras acima escritas por António Fangueiro. Longa vida para o ARGUS e para aqueles que souberam e puderam chamá-lo a si,proporcionando aos amantes desta Faina o grande prazer de tê-lo de volta e a a quem auguro um futuro promissor. Bem gostaria de um dia poder vir a fazer uma,ainda que breve, viagem a bordo do ARGUS a exemplo daquela que fiz no ano passado a bordo do CREOULA. Desde já
ResponderEliminarme ofereço para lavar o convés,pois os meus 60 e tal já não me permitem subir aos mastros para ferrar as velas!Parabéns e obrigado,mais uma vez.lfgo.
luisfgouveia@apo.pt
Parabéns PASCOAL. À laia de brincadeira: falta o Gazela, para a trilogia ficar completa ;)
ResponderEliminarNão se esqueçam de "fabricar" uma visita guiada ao ARGUS, ficamos todos à espera.
Parabéns.
Contentíssimo pelo regresso do Argus e pelo que está a ser feito ao Santa Maria Manuela, envio os meus parabéns ao Dr.Aníbal Paião e a todos os que
ResponderEliminaro ajudam neste grande empreendimento e quero salientar o acompanhamento que está a ser dado a este projecto pelos srs comandantes e meus queridos amigos Francisco Paião e António Marques da Silva. Para eles,um grande abraço.
Dois lugres bacalhoeiros regressaram a Portugal pela iniciativa nobre da prestigiada empresa Pascoal.
ResponderEliminarInfelizmente já não será possível a vida do Gazela of Philadelphia (Gazela Primeiro) porque encontra-se bem mantido pela fundação criada para o efeito, Philadelphia Ship Preservation Guild, constituída em 1980, evidentemente o Armador da embarcação.
Graças à empresa Pascoal 2 antigos bacalhoeiros foram salvos, fazendo jus da tradição marítima Portuguesa, que se encontra actualmente muito diluída.
Parabéns à Pascoal por manterem estes 2 veleiros a navegar, autênticos museus vivos.
Parabéns à Pascoal e o meu protesto à comunicação social, nomeadamente às televisões que abrem telejornais com toda a porcaria, não havendo espaço para o enaltecimento e divulgação do património histórico de Portugal e dos portugueses.
ResponderEliminarParece um sonho! Juntar o ARGUS ao CREOULA e ao SANTA MARIA MANUELA já não é um TRIO de sonho, é uma realidade, e também o desejo de qualquer português que se preze, mesmo que nunca tenha sido marinheiro ou embarcado nas campanhas da faina maior.
ResponderEliminarF.Torres (o escrevinhador)
Os meus parabens á Pascoal que nos tempos dificeis que correm ainda dignifica mais o seu altruismo.
ResponderEliminarÉ bom saber que existem pessoas e empresas com iniciativas destas em Portugal ainda para mais em alturas de crise!
ResponderEliminarOs meus parabéns a todas as pessoas que tornaram o sonho realidade e em especial à Pascoal que passa a ser uma referencia para mim.
On behalf of all in the Western Hemisphere who sailed on "The Poly', nee 'Argus', as passengers, sincere concratulations on your most worthwhile project of restoration.
ResponderEliminarAs there are thousands of us who love your beautiful ship, perhaps you could keep us posted on your progress at this site and in return, perhaps we could contribute funds to the project.
Thanks.