quarta-feira, 27 de maio de 2009

O álbum de Alan Villiers I

O Comandante Alan Villiers, após a campanha efectuada no “Argus” em 1950, ofereceu alguns álbuns de fotografias como recordação da sua participação na viagem e, sobretudo, como agradecimento, reconhecimento e admiração pela valentia, arrojo, competência e capacidade de sofrimento das tripulações portuguesas dos lugres de pesca do bacalhau, corporizadas na tripulação do “Argus”, do capitão ao moço.
Reconhecido, também, porque aprendeu o significado da palavra saudade…
O mais famoso e completo desses, muito poucos álbuns, foi, naturalmente, oferecido ao Capitão Adolfo Simões Paião Júnior, capitão do “Argus”.
É esse álbum que mostramos nas próximas semanas, agradecendo a especial gentileza do Comandante Adolfo Paião (filho).
Eventualmente poderíamos reorganizar a ordem das fotografias por temática, seria até evidente, mas decidimos respeitar a sequência original do Comandante Alan Villiers.
Boa viagem, de regresso aos bancos, na campanha de 1950 do nosso “Argus”!

Dispensa apresentações...
Fotografia #1
Fotografias. Aníbal Paião e Alan Villiers

3 comentários:

  1. Pois, cá está ele! Será bom revê-lo. Haverá sempre uma ou outra fotografia de que não me lembrarei tão bem. Óptima ideia!

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que li "A campanha do Argus" foi numa biblioteca pública por volta de 1958, tinha uns catorze anos de idade e fi-lo porque tinha um primo que ia aos bancos num arrastão. Nunca desisti de adquirir um exemplar do livro original até que em 1979 achei-o num alfarrabista em Lisboa e conservo-o até hoje, devidamente encadernado e gravado a ouro! Não contente, adquiri também há dois anos a nova edição prefaciada e comentada pelo Exmo. director do museu de Ílhavo.
    Foi assim com um orgulho muito grande que soube da vossa empresa de trazer o navio de volta.
    Já tive oportunidade de me deslocar à Gafanha, um dia destes, para o ver. Fiquei emocionado.
    Um Português agradecido,
    João Guimarães Marques

    ResponderEliminar
  3. Bom dia.

    Agradecemos imenso que passem a mostrar de futuro as fotos deste precioso e tão raro álbum.
    Uma das coisas que mais me irrita e entristece relacionado com A Campanha do Argus e o papel de Alan Villiers nela é que muitos se referem a ela como apenas uma "encomenda da Propaganda salazarista". Como descreve e bem este artigo, é óbvio que o resultado da obra é muito maior que apenas "propaganda" e muitos andamos "nas nuvens" com o regresso do navio a Portugal, duvido que por "lavagem cerebral dessa propaganda". Propaganda barata que nos "estupidifica" recebêmo-la nós todos os dias nos media.
    Quantas vezes sinto que metade de nós portugueses anda a "complicar" a vida à outra metade e a remar contra... sempre contra.

    Atentamente,
    www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar