segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os Capitães do Argus – Capitão Francisco da Silva Paião (Almeida)

O Capitão Almeida Paião comandou o “Argus” de 1958 a 1968 de onde, aliás, se reformou.
Fardado, a bordo do Argus, junto à casa de navegação.
North Sydney, 1958
1965, em viagem para Portugal, com o fiel cão de água “Zulu”.
A ficha do Grémio
Fotografias Capitão Francisco Paião (filho)
Ficha do Grémio gentilmente cedida pelo Museu Marítimo de Ílhavo

3 comentários:

  1. Boas.

    Que interessante ver em especial a foto em North Sidney, com galinhas a bordo do navio. Já cheguei a ler que havia navios que tinham galinhas a bordo, mas muito raramente. Saberão exactamente as circunstâncias em que o "Argus" as levava a bordo? E já agora, se era comum andarem a passear no convés.
    Belo cão, o Zulu.

    Atentamente,
    www.caxinas-a-fregeusia.blogs.sapo.pt

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  2. jbarbas@troiacruze.com

    Desde 1989 recuperei 2 Galeões do Sal o "Riquitum" e o "Pego do Altar" Embarcações emblemáticas do estuário do Sado onde se dedicaram ao transporte de mercadorias maioritariamente Sal, o conhecido ouro branco da época. Estes barcos navegaram no Sado desde o fim do século XIX até à década de 70 do século XX.
    O Zé Mário, Riquitum, Pego do Altar e Hiate de Setúbal são hoje realidades do nosso Património Marítimo a navegar. Embarcação bolineiras de linhas finas como as definia o nosso querido amigo Eng. Henrique Cabeçadas grande responsável pela sua recuperação. Com um deslocamento de cerca de 30 Toneladas, 20m de LOA, à vela ou a Biodisel são encanto dos setubalenses para poderem fruir o seu Rio Sado e a sua família, as três Reservas Naturais que o cercam: Reserva Natural do Sado, Parque natural da Arrabida e Parque Natural Professor Luís Saldanha.
    Actualmente sou o Presidente da APPM Associação portuguesa do Património Maritimo, uma jovem associação cujo objectivo prioritário é dar continuidade ao trabalho do Eng Henrique Cabeçadas em Setúbal e em todo o país defender o nosso Património Maritimo. Somos filiados no EMH European Maritime Heritage Association http://www.european-maritime-heritage.org/ e estamos neste momento promover a recuperação de uma barca do atum de 1902 Património Maritimo da Ria Formosa em Faro.

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  3. Amigos
    Desde o inicio do blog que sou um assíduo seguidor, todas as semanas aguardo novas tanto do SMM como do Argus.
    Seria possível no blog do Argus ir colocando imagens de como ele está agora?

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