quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fotografias Janeiro I

O Polynesia, o nosso Argus, visto pela objectiva da Pascoal e depois de uma primeira grande limpeza…












































































































Fotografias. João Vieira e Francisco Paião

13 comentários:

  1. MUITA COMOÇÃO, MUITA EMOÇÃO, UMA GRANDE ALEGRIA NUM SÓ DIA!!!!!!!!! MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Todos temos seguido, de uma forma ou de outra, a vida dos "nossos" grandes navios. Que são nossos por herança, de direito. Da ultima grande gesta dos PORTUGUESES.Espero melhoras desta terra.
    Abraços Zé Angelo Gomes

    ResponderEliminar
  3. Maior alegria como ésta não me podiam dar ,ainda me custa a acreditar ,pagou a pena esperar e pedir a SRA DO MAR que fizesse este grande milagre ,sim para mim foi o melhor aconteçimento do mês o regreço do Prinçipe dos Mares dos Gelos e dos Bacalhaus .O nosso ARGUS não se deixou abater ,lutou como só ele sempre soube lutar ,não éra qualquer sucata ,algures por este mundo fora que iria abater o nosso Soberbo e Bélo Prinçipe ARGOS Muito Obrigado ém nome dos Pescadores de Caxinas e Bém Haja a EMPRESA PASCOAL ...Saudações Maritimas .Jaime Pião

    ResponderEliminar
  4. Então meus Senhores ,é verdade o que eu li? Pois eu já palpitava que o nosso Argos não se deixaria abater porque ele sempre se defendeu e bém ,más alguém lá no além velou por ele e esse alguém mereçe uma grande Homenagém ,o Sre ALLAN VILIERS Bém Hajam a EMPRESA PASCOAL ...saúdações maritimas .Jaime Pontes.

    ResponderEliminar
  5. Salvê DOM ARGUS BÉM HAJAM OS PASCOAIS .jaime pontes Caxinas

    ResponderEliminar
  6. Evocando a Bíblia, este regresso do Argus, que outrora vi navegar nos mares da Terra Nova e Groenlândia, faz-me lembrar a história do Filho Pródigo, que depois de tantas agruras a correr mundo, regressa à casa paterna.
    Congratulemo-nos e bem haja a firma Pascoal & Filhos, por mais esta demonstração de Cultura e de que o Dinheiro não é tudo.
    Ditosa é a Terra, que tais filhos tem.
    Parabéns!

    Albino Gomes
    Vila do Conde

    ResponderEliminar
  7. Pois é verdade, no trabalho que postei no meu Blogue Navios à Vista, “Temos Navio, Temos o Santa Maria Manuela, é da Pascoal!”, agora com a aquisição do Polynesia II, lá nas Arubas, pela Pascoal & Filhos, já poderemos dizer “Temos Navios, Temos o Santa Maria Manuela e o Argus, são da Pascoal!”.
    O navio é de muito boa construção, até porque foi preparado para campanhas extensas nos mares dos gelos da Terra Nova, Labrador e da Groenlândia. Note-se que o Polynesia II, como navio de cruzeiros, tem tido manutenção e apenas ultimamente esteve arrestado, o que sucede, frequentemente com muitos desse tipo de navios.
    Prolongando de braço dado o NRP Creoula aos seus dois gémeos, o que seria interessante um dia ocorrer, teremos o trio completo dos “lugres do Gelo” ou “Cisnes Brancos do Noroeste do Atlântico”.
    Estão de parabéns todos aqueles que se interessam por estas coisas do mar e dos navios, antigos capitães, pilotos, maquinistas, pescadores dos navios bacalhoeiros, que todos eles sofreram na pele os rigores da Faina Maior, Portugal e sobretudo a empresa Pascoal & Filhos, que de certeza irá ter grande sucesso no empreendimento, que está a levar a cabo.
    Até parece milagre! Allan Villiers lá nos Céus deve ter feito alguma prece!
    Agora o que é deveras lamentável, é os nossos governantes ainda não se terem pronunciado pelo menos com uma simples palavra de estímulo, só lhes ficaria bem!
    Saudações marítimo-entusiásticas
    Rui Amaro / Blogue Navios à Vista

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Pascoal por trazerem de volta o Argus, farei de tudo para poder andar nele, acho que será a minha forma de gratidão!
    Obrigado pelo trabalho que estão a efectuar em prol dos navios e da salvaguarda dos interesses marítimos. Como entusiasta de navios dou-vos os meus mais sinceros Parabéns e o meu Obrigado por todo o vosso trabalho e esforço! Já são duas glórias que vocês salvam, inacreditável mesmo, até algum tempo atrás! Parabéns e bem hajam!

    Barconauta (http://sergiocruises.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  9. Parabéns à Pascoal por mais esta iniciativa.

    ResponderEliminar
  10. Em 1º lugar os meus parabéns e até agradecimentos, a todos aqueles que intervieram no processo de regresso do ARGUS a Portugal.
    A 1ª vez que vi o ARGUS ao vivo foi no Rio Tejo quando a "frota branca" se preparava para mais uma campanha aos bancos da Terra Nova(1958/59?),era eu então velejador do Núcleo de Vela da Mocidade Portuguesa.
    Fazia-se por essa altura a chamada regata do "São bacalhau",regata essa em homenagem àqueles gigantes pescadores e marinheiros que partiam para os mares do Norte,junto ao Ártico.
    A última vez que o vi terá sido em 1975 na Cala do Barreiro onde começava a apodrecer,...infelizmente.Ainda bem que não morreu,materialmente falando.
    Espero poder vir a vê-lo de novo quando regressar a Portugal e leverei comigo um amigo meu de nome Ramalheira,que não é outro senão o filho do Capitão Aníbal Ramalheira,o qual julgo ter sido o primeiro Comandante do ARGUS,tendo também desempenhado a importantíssima tarefa de aconselhar e orientar a construção do mesmo num estaleiro da Holanda.
    Bem hajam pois todos aqueles que sempre se preocuparam com a sorte de tão grande símbolo da Marinha Nacional,honrando assim os gigantes que acima referi,os quais no fundo...não passavam de simples homens do povo que iam em busca do seu sustento e do sustento das suas famílias,labutando em condições inimagináveis para todos aqueles que as não viveram.Aqueles serão sempre Homens irrepetíveis na História de Portugal,...salvo os de "500".
    luisfgouveia@sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Quero desde ja dar os meus parabens a Pascoal pela coragem de trazer o nosso argus de volta a casa! É com atitudes como esta, que contribuimos para que a nossa historia e o nosso passado como navegadores nao morra! PARABENS

    ResponderEliminar
  12. Yipee, This is definitely good news.

    I followed the Argus saga for a time and am truly happy that this fine ship will return once again to it's proper home, Portugal.

    Many members of my family were fishermen on the Argus, as well as the Gazella Primeiro.

    Allan Villiers book, The Quest Of The Schooner Argus has many photos of my family members, including my Godfather.

    I'll pass the wonderful news to the rest of my family, they will be thrilled.

    Any word when the Argus will arrive in Portugal?

    Sid Patricio

    ResponderEliminar